quarta-feira, 18 de julho de 2012

a vida no hemisfério sul (I)

A vida no hemisfério sul tem coisas esotéricas, muito esotéricas.
Tem coisas que são verdadeiros mistérios para mim e que me fazem balançar... oscilar entre perceber o porquê e deixar tudo quieto.
Todos dias hesito entre desafiar, questionar mas depois lembro-me que estou na terra deles, eles aceitaram-me aqui e por isso recoloco-me no papel de esponja - aborve tudo.
Tenho a certeja que serei uma senhora esponja, gorda e obesa de tanta coisa ver, ouvir, cheirar, provar, sentir.
Muitos são os dias que tenho a mesma sensação que estar numa aula de ioga. Sempre quis fazer ioga, mas nunca consegui levar a coisa a sério e nas várias tentativas que fiz nunca consegui relaxar e começava sempre a rir (descarada e sonoramente) quando vinha a parte de imaginar a luzinha azul entrar na cabeça e percorrer todos os orgãos do corpo numa ação sanadora! Demasiado esotérico!!
Aqui é a mesma coisa. Não dá para uma europeia-portuguesa-açoriana compreender algumas coisas.
Lançar fogo de artifício, toda a noite, porque o Coritians ganhou a Libertadores, deixa para trás qualquer São João do Porto ou Final de Ano do Tio João Jardim. Seriamos capazes de tal coisa? Talvez no dia que a seleção for campeã do mundo...
Começar o fim de semana à 4ªfeira e terminar ao domingo também não me parece coisa que conseguimos fazer. Nós somos um povo que canta fado, eles dançam samba e tudo é motivo para fazer um churrasquinho regadinho com caipirinha.
Não sou, não somos melhores nem piores, mas bem diferentes.
No hemisfério Sul tudo é emoção, tudo é coração, tudo é paixão.
Aqui diz-me amor para tudo: eu amo essa bolsa, eu amo brigadeiro, o amo meu namorado, eu amo aquele restaurante.
Amor? Amar?
Não somos tão mais reservados, acautelados em usar essa palavra?
E quando for amor de verdade, como é que eles distinguem? Se dizem amor para tudo...
Demasiadas vibrações....
Aqui dá-se um beijo para cumprimentar alguém, são poupadinho nisso, mas depois é abraços por todo o lado...
Serão so signos do zodíaco diferentes no hemisfério sul?
Estará esta gente sob a influência de algum campo magnético estranho?
Toda a gente reza a um Deus, dança a um Orixá ou canta a um Vodum, toda a gente frequenta uma igreja, todos sabem uma oraçãozinha a algum Santo e algumas mezinhas também. As beiras de estrada têm os restos das macumbas e as mães de santo estão ao rubro.
A crença é tão forte que há muitos testemunhos de fé, há quem cure a toxicodependência, há quem cure o alcoolísmo, mas todos vendem a cura da alma.
O exorcísmo passa em directo na TV mas as câmaras ainda não conseguem captar os espíritos libertos...
arrepiam-se-me os pêlos... demasiado esotérico!
Alto ou baixo astral definem os estados de espírito das pessoas. Em 4 meses, nunca ouvi ninguém dizer que estava deprimido, apenas que o seu espírito estava num dia p'ra baixo.
É sideral, é astrológico, é esotérico!
Demasiado esotérico!

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2010 Janelas do Imaginário. Powered by Blogger
Blogger Templates created by DeluxeTemplates.net
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase