quarta-feira, 17 de março de 2010

Reembolso do IRS, subsídio de férias e coisas do género


Por estes dias, todos (?) contribuintes portugueses têm de fazer o IRS.
Aposto que, um grande número destas pessoas não saberá que, IRS é o acrónimo para Rendimento das Pessoas Singulares. Mas, o que todos sabemos é que este ritual anual implica andar a organizar e somar a colecção de recibos/facturas que coleccionamos durante todo o ano anterior.
Sim! É um momento engraçado, o único do ano em que poderei ter alguma semelhança com uma contabilista de óculos e semblante carregado. Ainda assim, qualquer semelhança é pura coincidência...
Mas, fazer o IRS causa-me sentimentos diversos. Por um lado, olho para a folha de rendimentos da empresa e penso: "para onde foi este dinheiro todo??", por outro, fico ansiosamente a olhar para o resultado do simulador a ver se dá verde ou vermelho. Por verde, leia-se reembolso e isso sim, deixa-me bastante animada.
Ponho-me logo a fazer planos para aquele dinheirinho e estes muito raramente passam por conservá-lo.
Mas, acho que, este é o comportamento normal da maioria dos contribuintes portugueses, pelo menos, os da classe média-baixa. E isso trás-me algumas recordações.
Em minha casa sempre vi esperar-se por esta altura do ano ou pelos subsídio de férias/Natal para se poder concretizar uma compra mais avultada.
Na altura do Natal comentava com um colega o facto de estar à espera do subsídio para poder comprar as minhas prendas. Ele disse algo do género: "se eu precisasse do subsídio para comprar prendas, então não as comprava". No entender dele, uma pessoa nestas circunstâncias não tem uma situação financeira que a permita se dar ao luxo de comprar prendas.
Mas esta não é a realidade, por isso vamos lá esperar pela luz verde na conta :)

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2010 Janelas do Imaginário. Powered by Blogger
Blogger Templates created by DeluxeTemplates.net
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase