terça-feira, 22 de maio de 2012

Fazer das tripas coração


Já ando há uns tempos para escrever sobre esse tema...
Fazer das tripas coração???
Não devia ser ao contrário? Isto é, fazer do coração tripas?
Sim, porque nos dias difíceis eu penso que devia fazer do meu coração tripas. Se conseguisse não sentiria saudades, nem doia. É no coração que ficam essas coisas, não é? Nas tripas não há cá disso.
As tripas são vísceras, lá só passam coisas sem interesse. Tanto é que são expelidas, não é?
Fiquei tão convencida da minha teoria, de ter achado um erro nessa expressão popular que fui investigar.
Eis o significado:

É claro que as tripas, ou intestinos, são muito importantes para qualquer organismo. Mas nada se compara ao coração, órgão responsável pela circulação do sangue, que transporta oxigênio e nutrientes para as células.

Assim, "fazer das tripas coração" é realizar um esforço sobre-humano, comparável ao de pegar as tripas, com suas funções bem mais limitadas, e conseguir que elas assumam a importância que tem o coração.


Epá pronto... até faz algum sentido.

Então tenho dias que tenho de fazer das tripas coração mas a verdade é que eu queria fazer do meu coração tripas!

3 comentários:

Vannya disse...

E por falar em expressionismos da linguagem, sabias que a única língua que tem uma palavra própria para a saudade é o português?
Para ver se ajuda, pensa que tu tens saudades das pessoas/locais/coisas que conheces/conheceste. Há quem tenha saudades de coisas que nunca viu ou experimentou!
Coragem, C! :)

Beijinhos cheios de amizade (e saudadinha também...) ***

Vera disse...

E juntando ao que a Vannya disse, podes também pensar que só o que foi verdadeiramente bom é que deixa saudades (mesmo que o momento actual seja tb ele muito bom!). Por isso há que aprender a viver com elas e fazer o que estiver ao nosso alcance para ir matando alguns (e viva os telefones, mails e blogues!). Tenho saudades tuas também! =)

Beijinho*

C. disse...

as minhas lindas meninas :)

Enviar um comentário

 
Copyright 2010 Janelas do Imaginário. Powered by Blogger
Blogger Templates created by DeluxeTemplates.net
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase