domingo, 27 de maio de 2012

A Feijoada

Este sábado um convite especial.
Uma feijoada bem brasileira.
Ainda não tinha comido porque, em 2 meses, experimentar todas as iguarias desta terra é impossível!
Além disso, isto tem que ser uma coisa bem racionada porque não há balança que aguente.
Lá fomos.
Foi muita tarde super divertida e muito rica, não só de calorias.
A anfitriã proporcionou-nos uma festa entre amigos e familiares.
Pude ver do que conversam as pessoas, como se descontraiem, o que fazem e de onde vêm.
Quando andava no liceu aprendei que os Estados Unidos da América eram um país de grande mistura de culturas, gente de todo o mundo tinham imigrado para lá à procura da sua sorte, de uma vida melhor. O sonho americano. A terra do Tio Sam.
Hoje acho que se enganaram. Deviam estar a falar do Brasil.
Aqui vive gente oriunda de todo o mundo: libaneses, sírios, argentinos e chilenos, muitos japoneses, nós - os portugas, espanhóis e devem haver mais nacionalidades.
Depois há gente que faz de tudo, Ali estavam médicos e mecânicos, professores e actores, músicos e engenheiros, empresários e suas dondocas.
Dessas misturas saiem pessoas lindas com traços invulgares.
O mais incrível, e que cada vez mais me apaixono, é pelo astral deste gente.
Eles sabem bem viver, ser felizes, tirar partido de todos os momentinhos.
Eu bem sei que estou encaixada num extracto social acima da média e que provalvemente as pessoas que vivem com necessidades podem não ser tão felizes, mas comparando com nós portugueses, aqui há qualquer coisa.
Talvez seja do clima, talvez seja da caipirinha.
Mas a minha teoria é que esta alegria está mesmo na cultura, senão vejam... a música popular aqui é o samba, em Portugal é o fado.
A tarde estava bem quente e a sedinha foi matada com muita caipirinha da boa e batida de côco.
A feijoada é uma delicia mas achei que tinha pouco feijão. A feijoada é essencialmente carnes em caldo de feijão. A minha parte prefeirda é a farofa. Ai que bom.
Só vendo o pratinho :)


A sobremesa tão foi altura de desgustar mais umas coisinhaa típicas: quindim, paçoquinha, doce de leite e canjinca.
Quindim acho que também há aí. Bom, mas não devo repetir.
Paçoquinha, comem bastante, até como snack. é amendoim esmigalhado e comprimido. Sabe a manteiga de amendoim. Bom, mas não vou repetir.
Doce de leite O doce de leite está em todas! De origem argentina, parece leite condendado cozido e portanto é delicioso! Há de tudo com doce de leite. Vou certamente repetir sempre que a dieta me deixar.
A canjica é uma calda branca com côco e us grãos lá dentro. Os grãos parecem tipo milho mas nõ sei se é. É bastante bom. Come-se mesmo tipo canja, à colher.Vou repetir só quando não houver outro docinho :)
Mas a festa aqui tem que ter música e por isso lá estavam uns músicos a tocar música popular brasileira.


E pronto, foi uma tarde muito alegre.
Claro que vim para casa e não comi mais nada o dia todo, nem meio grãozinho de arroz.
Parece que enquanto se vai bebendo pinga, a digestão vai, mas quando a festa acaba e se mistura uma aguinha p'ra matar a sede, a coisa se complica!
12 horas depois de ter chegado a casa, 6 a.m., sentada no troninho e ainda com a feijoada no estômago!!
A comida típica daqui é ótima mas mata!! :) :)

2 comentários:

Vera disse...

:) Eu acho é que tu já escreves com muito cheirinho a Brasil!! Tu dizes "uma feijoada bem brasileira" eu diria "uma feijoada MUITO brasileira". Tu dizes "os portugas" eu diria "os tugas". Tu dizes "a coisa se complica" eu diria "a coisa complica-se"!! :D Tão fixe. Estou mortinha para te ouvir falar!! :)

(Eu adoro Quindim!! Como é possível que não tenhas gostado mt mt mt?)

C. disse...

ai ai, preciso de corrigir isso! eu não quero perder o meu sotaque açoriano!

Enviar um comentário

 
Copyright 2010 Janelas do Imaginário. Powered by Blogger
Blogger Templates created by DeluxeTemplates.net
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase