segunda-feira, 30 de abril de 2012

País de extremos

Há medida que passa o tempo e vou vivendo a realidade desta cidade, deste país, confirmo aquela que foi a minha primeira impressão: este é um país de extremos.
É verdade que, em Portugal, também estamos a caminhar para 2 estratos sociais: os ricos e os pobres, mas aqui a diferença entre eles é abrupta!
A diferença entre eles deve fazer que as pessoas menos abonadas vivam menos anos de vida e não estou a referir-me ao facto de não terem acesso à saúde, estou mesmo a falar do desgaste que essas pessoas sofrem e que se traduzirá numa vida necessáriamente mais curta.
Senão vejam...
eu moro em São Paulo tal como a menina que me faz a manicure, mas eu levo 15 minutos a chegar de manhã ao trabalho e ela leva 2h30. 
Eu regresso a casa, na pior das hipóteses, em 1 hora, mas ela pode levar até 4 horas.
Eu desço no elevador e entro no carro, saio na garagem da empresa e subo no elevador. Ela apanha a chuva torrencial que cai sem fim por estes dias e fica na paragem do onibus a apanhar mais uns banhos dos carros que passam.
O sonho dela é reunir 30 mil reais (cerca de 15 mil euros) para regressar à sua terra natal e ficar por lá. Na nossa realidade, 15 mil euros mal chega para comprar um carro.
Eu frequento sítios com seguranças e vigias 24h por dia, vou a shoppings de gama alta. Ela vai a shoppings onde se é assaltado.
Eu como filé mignon, ela come feijão e pão.
Eu moro no bairro onde o Ronaldo Fenómeno vem fazer as festas de aniversário dos filhos. Ela mora num bairro complicado.
As coisas que eu vejo, fazem-me pensar... O mundo é um lugar de desigualdades.
O que eu sou mais do que ela? Eu só nasci num sítio, num contexto diferente...
Porque não podem todos ter as mesmas oportunidades?
O mais curioso é que estas pessoas não se queixam da sua sorte e andam sempre bem dispostas.
Admiro-as profundamente!

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2010 Janelas do Imaginário. Powered by Blogger
Blogger Templates created by DeluxeTemplates.net
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase